A gestão de metas com OKRs (Objectives and Key Results) utiliza uma metodologia para definir e acompanhar objetivos e resultados-chave dentro de uma organização. Baseamo-nos na criação de objetivos claros, desdobrados em resultados mensuráveis.
Em 10 anos de história, a F2F sempre manteve seu espírito inquieto, adaptando-se e evoluindo constantemente, inclusive na gestão. Implementamos as OKRs em 2021 e, neste artigo, conto como essa metodologia transformou a maneira como impulsionamos equipes e atingimos resultados.
OKRs: O que são? Onde vivem? Do que se alimentam?
A sigla “OKRs” significa “Objectives and Key Results”. Essa metodologia foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, e se popularizou ao ser utilizada como a base para estruturação e crescimento do Google.
A principal vantagem da metodologia é poder ser utilizada por empresas de qualquer tamanho e, primeiramente, devemos definir:
– Onde quer chegar (Objetivo);
– Como vai medir (Resultado-chave).
Mudando o Jogo
Em meio à pandemia de COVID-19, a Agência F2F operava 100% remotamente e crescia rápido. Com isso, percebemos que o modelo tradicional de gestão já não era suficiente para essa escalada. Precisávamos formar mais líderes alinhados ao nosso propósito e equipá-los com ferramentas e autonomia para liderar com qualidade. Além disso, necessitávamos muni-los com informações para tomada de decisão de forma mais ágil.
Como empresa, valorizamos principalmente dar autonomia às pessoas, especialmente às lideranças. Desse modo, implementamos as OKRs para que o time se sentisse não apenas mais dono dos seus projetos, clientes e desafios, mas também mais engajado com os objetivos macro do negócio.
A Magia do Alinhamento e Foco
Nenhum método funciona sem a equipe a bordo. Antes de tudo, começamos o processo com poucas pessoas envolvidas e uma planilha de Excel. Conforme evoluímos, incluímos mais líderes e áreas no processo.
Nesse meio tempo, identificamos oportunidades para melhorar a gestão e o acompanhamento das metas:
Reuniões periódicas de acompanhamento
Nós implementamos reuniões quinzenais/mensais para apresentação e debate da evolução da gestão de metas com OKRs conforme fomos avançando, e esse fórum se tornou um ambiente rico de aprendizado e compartilhamento de experiências.
Software de acompanhamento
Enfim, com o processo já bem maduro dentro do time, implementamos o software Weekdone. Nele, registramos as OKRs por equipe, a evolução das metas, as ações e seus respectivos responsáveis, documentando e formalizando todo o processo de forma organizada e transparente.
A metodologia de OKRs para a gestão de metas guia a empresa como um todo, o que sempre demanda um gerenciamento minucioso. Realizamos feedbacks e checkpoints constantes para tornar a implementação mais simples e prazerosa!
Desafios e Triunfos da Implementação
É claro que nem tudo é um mar de rosas, e os OKRs também têm seus desafios. Sabíamos que, como agência, estaríamos trilhando um caminho menos percorrido ao adotar essa metodologia e, por isso, teríamos muito trabalho pela frente.
Uma mudança tão profunda pede muita atenção e consistência para ser bem-sucedida. Era necessário treinar o time de lideranças e isso leva tempo. Ao todo, a metodologia levou aproximadamente 2 anos para ser completamente implementada por aqui. Pode parecer muito, mas queríamos uma mudança bem feita e duradoura, então pra quê a pressa?
Começamos do zero e, introduzindo valores, processos, rituais, ferramentas e governança em torno dos OKRS. Fornecemos treinamentos para tirar vícios e capacitar a todos. Nosso objetivo não era apenas implementar, mas transformar essa metodologia em um elemento da cultura F2F, promovendo uma mudança estrutural e definitiva.
O Caminho das Pedras
Definitivamente, você não encontrará uma receita de bolo ao implementar OKRs; cada processo deve ser único e adaptado. Pense no que define sua empresa, suas prioridades e metas, além do perfil de suas lideranças, e mantenha isso em mente ao moldar sua estratégia.
O que chamou a atenção da F2F no modelo de OKRs foi perceber que esse é um processo de constante evolução. Experimentamos, avaliamos e adaptamos como parte do jogo! Nada deve estar marcado em pedra e, à medida que o projeto avança, ajustamos os OKRs para se adaptarem às mudanças de negócios e aos novos desafios e oportunidades que surgem.
Construindo uma Cultura de Conquistas
Por fim, graças ao constante acompanhamento da liderança e ao engajamento de toda a equipe, vimos os resultados fluírem na gestão de metas com OKRs. Após implantarmos o modelo, melhoramos nossa margem e tivemos um time muito mais engajado e unido.
Encaramos nossa própria evolução de frente e compreendemos que aquilo que nos levou ao crescimento poderia nos estagnar, o que foi um desafio e tanto. Com paciência, determinação e um foco implacável na adaptação, a F2F trilhou seu próprio caminho para o sucesso.