Porém, acompanhar tantas novidades é uma tarefa pra lá de desafiadora. É rede social nascendo (alô, Threads), rede em caminho confuso (X? Twitter?), Inteligência Artificial bombando…
Mas no que realmente vale a pena investir? Veja 5 temas que prometem continuar quentes em 2023.
User-Generated Content (UGC)
Conteúdos com sensação mais autêntica, focados em entretenimento acima da venda, tornam-se cada vez mais eficazes para influenciar a decisão de compra do usuário.
Os usuários/consumidores criam esses conteúdos de forma espontânea e demonstram opiniões sinceras sobre um produto ou serviço. Pesquisas da EnTribe mostram que 86% dos consumidores confiam mais nesse formato do que em anúncios de influenciadores ou da própria marca.
Um case recente que demonstra a força do UGC: Uma mulher tem o carro completamente carbonizado em um incêndio acidental e, ao avaliar as perdas, compartilha no TikTok que seu copo térmico da marca Stanley ficou intacto, e ainda manteve a bebida gelada. Então a repercussão foi tão grande que a conta oficial da Stanley se pronunciou agradecendo pela demonstração da qualidade do produto e ofereceu um carro novinho à consumidora.
Quer review melhor que esse?!
Collabs
Trends como o Carmed Fini surgem nas redes sociais dominando as prateleiras e os corações em 2023. As parcerias entre marcas prometem continuar com tudo, saindo do óbvio e se tornando cada vez mais inusitadas.
O principal objetivo dessa prática é somar ideias e popularidade, diversificar produtos e mesclar os valores das marcas. Assim, a mente das pessoas tem o imaginário da marca fortalecido.
Otimização de Imagens
Nada substitui a relevância do tráfego orgânico, e as técnicas de SEO são grandes aliadas nessa missão. Porém, essas técnicas não são adotadas apenas em textos.
Com os canais digitais voltando suas interfaces para priorizar mídias visuais, práticas de otimização para imagens são mais fundamentais do que nunca.
Algumas dicas simples para imagens melhor ranqueadas são: apostar em imagens originais, em alta qualidade, corretamente nomeadas e com descrição alternativa. Estar ativo em redes sociais como o Pinterest também conta muito para aparecer nas pesquisas orgânicas.
Ativações digitais
A linha que separa ativações publicitárias nas ruas e iniciativas digitais ficou ainda mais tênue em 2023. Videos hiper realistas de ações em lugares icônicos do mundo todo impressionaram a internet, mesmo que nada tenha saído das telas.
Incorporação de IA nos processos
Uma empresa que não seria transformada por completo com alguma plataforma de Inteligência Artificial é de se duvidar.
Em 2023, a comunidade digital ficou em polvorosa com todas as possibilidades (e riscos) que a Inteligência Artificial proporciona. Porém, passado o choque inicial, a mentalidade deve ser de implementação.
Com tantas plataformas diferentes, pode ser a hora de procurar por uma mãozinha a mais para decidir como, quando e onde faz sentido que a IA generativa seja incorporada na sua operação.
Profissionais como engenheiros de prompts e especialistas em IA surgem no mercado justamente para orientar cada processo, fazendo com que cada implementação seja a mais assertiva possível.
É apenas o começo!
Após traçar um planejamento, a estrada dos próximos 12 meses parece estar trilhada. Entretanto, perca sua flexibilidade. Estar antenado em tendências e ser heavy-user de canais digitais te ajuda a aplicar aquele meme bem pensado antes da sua concorrência.
Por fim, deve-se ter cuidado! É importante aproveitar as novidades com sabedoria, escolhendo em qual onda faz sentido surfar. Esse jogo de cintura é o que separa os destaques dos dinossauros.
Portanto divirta-se, explore, pesquise e se prepare para um 2024 de muito crescimento.